"O tempo e espaço podem separar duas pessoas, mas nunca dois seres".-- Fábio Ibrahim El Khoury

Facebook

domingo, 25 de março de 2012

Brasil é o 4º país que mais usa água na produção de bens

Brasil é o 4º país que mais usa água na produção de bens! (Pense de novo)





O Brasil é o quarto país que mais usa água na produção de bens agrícolas e industriais, segundo estudo publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS). O país aparece atrás de China, Índia e EUA, que respondem por 38% do gasto mundial de água na produção de bens.

O estudo mediu a “pegada hídrica” do mundo, ou seja, o gasto de água de cada país na produção e no consumo de bens.
Para calcular o consumo, os pesquisadores também analisaram dados de comércio exterior. Assim, além do uso de água na agricultura brasileira, por exemplo, foram avaliadas as exportações agrícolas nacionais, que levariam consigo uma “exportação hídrica virtual”.

“O estudo mostra que diversos países dependem seriamente de recursos hídricos estrangeiros e que muitos têm impactos significativos no consumo de água e na poluição em outros lugares”, afirma a pesquisa.

Seguindo este raciocínio, o Brasil seria o quarto país que mais “exporta” água na forma de produtos. Novamente, ele aparece atrás de Estados Unidos, China e Índia. Juntos, os quatro países seriam responsáveis por mais da metade da exportação virtual de água do mundo.


Fonte: Pense de novo - facebook


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário